CAYO CARPO
Decorreu este fim de semana em Matosinhos a recriação da lenda de Cayo Carpo, patrocinada pela autarquia. E eu fui ver. E registei este pequenos apontamentos que partilho com todos vós.
Mas primeiro um pouco de história.
Lenda de Cayo Carpo
LENDA DE CAYO CARPO
De 3 a 5 de Junho de 2016
Recriação Histórica
A lenda de Caio Carpo vem do tempo em que o território de Matosinhos ainda não era cristão. Pois casando-se ele, nobre senhor maiato com Cláudia Lobo, gaiense e descendente de um pretor romano, fizeram-se grandes festas junto ao mar. Cayo Carpo e os patrícios que o acompanham estão na Praia a cavalo quando avistam uma embarcação. O cavalo de Carpo corre para a água, ele tenta pará-lo, mas o cavalo entra no mar e desaparece na escuridão. Cayo Carpo a galopa mar adentro, pelo fundo do mar até entrar numa nau que transporta o corpo de Santiago para Compostela. Às vestes de noivado de Caio agarram-se-lhe algumas vieiras. Da praia todos os olham à distância.
Cayo Carpo, ante o cadáver do apóstolo ficou deslumbrado. Logo ali quis ser baptizado e regressou noutra cavalgada à praia a anunciar a boa nova. E todos os seus convidados, emocionados com o que se passava, se baptizaram à vista do corpo daquele que seria Santiago de Compostela.
Numa época em que os Caminhos para Compostela, nomeadamente os trajetos em Portugal, registam um reflorescimento muito grande, a Câmara Municipal quis relembrar que um dos seus mais famosos símbolos teve a sua origem nestes areais de Matosinhos.
A sopa da pedra em confecção.
O local para a degustação.
O assador.
O sal. Muito importante na preservação de carnes e peixes à época.
Os homens das lutas.
O peixe a secar.
O Oleiro com uma criança muito curiosa.
O alambique.
Preparação para a luta.
Para uns poderá não ter grande interesse, para outros talvez tenha. Para mim é uma forma de saber mais sobre a história da cidade onde vivo. Serviu também para um agradável passeio à beira mar e aproveitar este maravilhoso sol que finalmente apareceu.
Boa semana.
Comentários
Enviar um comentário
Obrigado pela visita. Adoro receber-vos neste pequeno espaço de divagações.